quinta-feira, 22 de julho de 2010

Entrevista ao Ricardo


A 6ª pessoa que entrevistei é guarda-redes. É da Póvoa de Varzim. Jogou no Varzim desde 2003 até 2007, para além de ter feito a formação no Varzim. O seu nome é Ricardo, actual guarda-redes da Académica.

Por que é que és futebolista e GR ?


Sou futebolista porque sempre foi a profissão que sonhei ser desde miúdo. Joguei sempre na formação e também já estava enraizado na família. GR foi uma situação engraçada, porque eu jogava à frente e um dia um treinador disse-me que tinha jeito para a baliza e meteu me lá e fiquei até hoje.


Qual foi a tua melhor época de sempre e por quê ?


Isso é um pouco relativo. Mas se for a nível pessoal, a minha última pelo Varzim sem dúvida, porque foi uma época de confirmação para mim e repleta de boas exibições e bons momentos colectivos como a eliminação do Benfica na Taça de Portugal.


Qual é a tua equipa favorita e o teu jogador favorito ?


Eu sou profissional e neste momento represento a Académica que é um clube que gosto, mas o meu do coração é sem dúvida o Varzim. O meu jogador favorito é um senhor chamado Buffon.


Como surgiu a oportunidade de representares o Varzim ?


Eu fiz a minha formação toda no Varzim, mas nunca fui um jogador de grande potencial e como tal acabei a formação e fui à minha vida e fui jogar para um clube da distrital que se chamava Fradelos a convite do Washington e onde estavam lá mais jogadores que vinham da formação varzinista. As coisas correram-me muito bem por lá e recebi um convite para vir fazer uns treinos ao Varzim para me observarem. As pessoas gostaram e assinei contrato.


O que dizes da tua experiência no Varzim ?


Se eu sou o que sou hoje muito o devo ao Varzim. Foi o clube que me deu oportunidade para aparecer no futebol e foi um clube onde sempre fui muito acarinhado pelas pessoas e pela massa associativa. Foi uma experiência enriquecedora, foi lá que cresci como jogador e como homem.


Como vês o Varzim actual ?


Eu vejo o Varzim numa situação que me entristece um pouco, quer como adepto quer como profissional de futebol. Sei que a situação financeira dos clubes neste momento de crise é difícil, mas acho que este clube merece ser mais apoiado e sente-se que está a existir um afastamento das pessoas ao clube.


Pretendes regressar ao Varzim ?


Eu como já disse, sou profissional e nós procuramos sempre o melhor para nós, quer a nível financeiro quer desportivo e eu não fujo à regra, agora lógico que penso um dia regressar a uma casa que gosto e onde sempre fui muito acarinhado.


Custou-te estares na Liga Sagres e seres emprestado à U.Leiria, que se encontrava na Liga Vitalis ?


Sim, claro esse deve ter sido um dos momentos mais complicados da minha carreira, mas o futebol é assim mesmo e nunca se pode virar a cara à luta e eu lutei e as coisas acabaram por me correr muito bem e graças a deus voltei a Coimbra muito mais forte.


Achas que já mostraste todo o teu valor ?


Acho sim que neste momento não tenho nada a mostrar a ninguém e como toda a gente sabe estou a atingir aquela idade em que nos sentimos mais completos e maduros e logicamente aí mais preparados para defender.


Quais são os teus objectivos para a próxima época ?


Os meus objectivos passam por jogar logicamente com regularidade e ajudar a Académica a alcançar os objectivos.


Achas que vais chegar à Selecção A ?


Isso é um sonho que todos os jogadores têm e são legítimos de pensar, mas temos que ser sinceros e realistas que é muito difícil acontecer.


O que tens a dizer aos sócios e simpatizantes do Varzim ?


A mensagem que lhes deixo é que continuem a apoiar e a torcer por esta grande instituição e clube como é o Varzim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário