quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Entrevista ao Nuno Gomes


A 7ª pessoa que entrevistei foi o ex. central do Varzim, Nuno Gomes, que representou o Varzim durante 5 anos, tendo sido na época 2008/2009, o melhor marcador do Varzim, com 7 golos.

O por quê de seres futebolista e defesa-central ?

Desde muito novo que jogava à bola, desde a escola... até nos ringues e "espaços" (parques estacionamento, campos de areia, pátios da escola...etc) onde podia jogar com amigos e colegas da escola.
Sou sincero, não foi o meu primeiro desporto, pois pratiquei Judo durante 6 anos (5 aos 11).
Até que surgiu a oportunidade de poder jogar futebol no clube onde iniciei a minha carreira... Beira Mar Atlético Clube de Almada.
Em relação à posição, comecei como médio organizador de jogo, mas fui baixando no terreno devido às minhas características futebolísticas (era muito agressivo e tinha já com 11 anos um bom porte atlético para a idade em causa.)

Qual é o teu jogador favorito ?

Como imagem de jogador "total" penso que o Luís Figo é um exemplo do que deve ser um chamado "profissional de Futebol exemplar"... qualidade como jogador, como homem e como líder.
Na minha posição gostava de salientar o Marco Aurélio (SCP), Carlos Gamarra (SLB) e o Fernando Couto (FCP) como a minha referência da altura em que comecei a aperfeiçoar a minha posição.

Qual é o teu clube de coração ?

Ao contrário do que muita gente pensa, por ter sido jogador do Sporting quase 10 anos.... o meu coração sempre foi SLBenfica.

Como surgiu a oportunidade de saíres para o Sporting ?

A oportunidade surgiu num torneio que se efectuava na altura em que o SCP entrava juntamente com o Beira Mar A.C.Almada.
Depois de conquistar um lugar na final do torneio frente ao SCP, vencendo o Almada por 5-0... perdi com o SCP por 14-1!! :)
No dia seguinte estava confirmada a minha ida para o SCP.

Quando saíste para o Lourinhanense, achas que devias ter ficado no Sporting ?

Do passado vivem os Museus.
Tento tirar o melhor do que passei pelos anos em que lá passei e evoluí como jogador e como Homem.
Na altura não havia tanta facilidade em um atleta da formação treinar e mostrar-se no plantel sénior como há hoje em dia.
As dificuldades financeiras e as academias vieram modificar, e muito bem, esse aspecto.
Mas claro que gostava de ter mostrado um pouco do meu valor.

Depois de várias épocas, em clubes diferentes chegaste ao Varzim. Como se processou a tua transferência ?

Cheguei ao Varzim após uma boa época no Desportivo de Chaves... e que o treinador Rogério Gonçalves que esteve no G.D.Chaves ingressou no Varzim e fez força para eu o acompanhar nessa nova época.
O Sr Lopes de Castro entrou em contacto comigo no dia após a sua eleição a presidente do Clube e chegamos a acordo em Lisboa numa reunião no Hotel Radison em frente ao estádio Alvalade XXI. :)

Como foi jogar no Varzim ?

É difícil descrever em palavras a minha satisfação em ter representado o Varzim.
Foram 5 anos da minha vida bem passados, entre grandes amigos e onde passei por tudo... momentos de enorme felicidade, tristeza, desespero... etc.

Qual foi o melhor e o pior momento que viveste no Varzim ?

Foram vários os bons momentos... desde a vitória contra o SLB para a taça de Portugal... Aos vários golos bonitos que marquei ao longo dos anos... e também a felicidade de jogar com grandes jogadores e grandes amigos.

Ficaste surpreendido por teres sido o melhor marcador do Varzim, com 7 golos, na época 2008/2009 ?

Sim, claro.
Nunca se espera que um defesa seja o melhor marcador da equipa.
Felizmente para mim valeu-me um passaporte para a I liga.
Infelizmente para a equipa não chegou para podermos chegar onde queríamos.

Como pouco jogaste na U.Leiria, estás arrependido de teres ido para lá ?

Não estou arrependido.
Acho que também aprendi algumas coisas com essa situação.
Financeiramente foi vantajoso, desportivamente foi mau pois estive quase toda a época lesionado.

Esta época surgiu a oportunidade de regressares ao Varzim ?

Sim, após falar com algumas pessoas do Clube, surgiu essa hipótese de empréstimo por parte da União de Leiria.
Mas pela situação económica do clube e pelas intenções do presidente do União de Leiria, não houve hipótese de eu ir para o Varzim.

Como viste a época passada do Varzim ?

Penso que foi uma época difícil, mas já esperada.
Perderam muitos jogadores que tinham algumas responsabilidades em troca de jogadores mais jovens da formação e quando assim é o risco é maior.
A qualidade da formação do clube também tem de ser explorada, mas penso que fazia falta ao grupo na época passada alguma experiência e maturidade.
Fiquei contente com o desfecho da época em que conseguiram a manutenção.

Quais são as tuas expectativas para esta época ?

Espero poder ajudar o meu clube a realizar uma época tranquila e que sejam cumpridos os
objectivos propostos e que possa jogar com mais regularidade.

O que tens a dizer aos sócios e simpatizantes do Varzim ?

Saibam dedicar-se ao clube da vossa terra.
Tenham orgulho em serem poveiros.
Apoiem os jogadores nos bons e nos maus momentos, pois nos maus momentos é que se vê quem realmente é apoiante do clube.
Dizer mal da situação do clube não é suficiente a alterar.... é necessário agir e tentar arranjar
soluções para esses mesmos problemas.

O que dizes sobre os Ultras Varzim 08 ?

É sempre de louvar os apoiantes dos clubes das nossas terras.
Continuem a promover o Varzim e a cidade da Póvoa de Varzim com boas informações do clube, seus atletas e restantes apoiantes...
Só assim o desporto na Póvoa será valorizado e rentabilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário