A 7ª pessoa que entrevistei foi o ex. central do Varzim, Nuno Gomes, que representou o Varzim durante 5 anos, tendo sido na época 2008/2009, o melhor marcador do Varzim, com 7 golos.
O por quê de seres futebolista e defesa-central ?Desde muito novo que jogava à bola, desde a escola... até nos ringues e "espaços" (parques estacionamento, campos de areia, pátios da escola...etc) onde podia jogar com amigos e colegas da escola.
Sou sincero, não foi o meu primeiro desporto, pois pratiquei Judo durante 6 anos (5 aos 11).
Até que surgiu a oportunidade de poder jogar futebol no clube onde iniciei a minha carreira... Beira Mar Atlético Clube de Almada.
Em relação à posição, comecei como médio organizador de jogo, mas fui baixando no terreno devido às minhas características futebolísticas (era muito agressivo e tinha já com 11 anos um bom porte atlético para a idade em causa.)
Qual é o teu jogador favorito ?Como imagem de jogador "total" penso que o Luís Figo é um exemplo do que deve ser um chamado "profissional de Futebol exemplar"... qualidade como jogador, como homem e como líder.
Na minha posição gostava de salientar o Marco Aurélio (SCP), Carlos Gamarra (SLB) e o Fernando Couto (FCP) como a minha referência da altura em que comecei a aperfeiçoar a minha posição.
Qual é o teu clube de coração ?Ao contrário do que muita gente pensa, por ter sido jogador do Sporting quase 10 anos.... o meu coração sempre foi SLBenfica.
Como surgiu a oportunidade de saíres para o Sporting ?A oportunidade surgiu num torneio que se efectuava na altura em que o SCP entrava juntamente com o Beira Mar A.C.Almada.
Depois de conquistar um lugar na final do torneio frente ao SCP, vencendo o Almada por 5-0... perdi com o SCP por 14-1!! :)
No dia seguinte estava confirmada a minha ida para o SCP.
Quando saíste para o Lourinhanense, achas que devias ter ficado no Sporting ?Do passado vivem os Museus.
Tento tirar o melhor do que passei pelos anos em que lá passei e evoluí como jogador e como Homem.
Na altura não havia tanta facilidade em um atleta da formação treinar e mostrar-se no plantel sénior como há hoje em dia.
As dificuldades financeiras e as academias vieram modificar, e muito bem, esse aspecto.
Mas claro que gostava de ter mostrado um pouco do meu valor.
Depois de várias épocas, em clubes diferentes chegaste ao Varzim. Como se processou a tua transferência ?Cheguei ao Varzim após uma boa época no Desportivo de Chaves... e que o treinador Rogério Gonçalves que esteve no G.D.Chaves ingressou no Varzim e fez força para eu o acompanhar nessa nova época.
O Sr Lopes de Castro entrou em contacto comigo no dia após a sua eleição a presidente do Clube e chegamos a acordo em Lisboa numa reunião no Hotel Radison em frente ao estádio Alvalade XXI. :)
Como foi jogar no Varzim ?É difícil descrever em palavras a minha satisfação em ter representado o Varzim.
Foram 5 anos da minha vida bem passados, entre grandes amigos e onde passei por tudo... momentos de enorme felicidade, tristeza, desespero... etc.
Qual foi o melhor e o pior momento que viveste no Varzim ?Foram vários os bons momentos... desde a vitória contra o SLB para a taça de Portugal... Aos vários golos bonitos que marquei ao longo dos anos... e também a felicidade de jogar com grandes jogadores e grandes amigos.
Ficaste surpreendido por teres sido o melhor marcador do Varzim, com 7 golos, na época 2008/2009 ?Sim, claro.
Nunca se espera que um defesa seja o melhor marcador da equipa.
Felizmente para mim valeu-me um passaporte para a I liga.
Infelizmente para a equipa não chegou para podermos chegar onde queríamos.
Como pouco jogaste na U.Leiria, estás arrependido de teres ido para lá ?Não estou arrependido.
Acho que também aprendi algumas coisas com essa situação.
Financeiramente foi vantajoso, desportivamente foi mau pois estive quase toda a época lesionado.
Esta época surgiu a oportunidade de regressares ao Varzim ?Sim, após falar com algumas pessoas do Clube, surgiu essa hipótese de empréstimo por parte da União de Leiria.
Mas pela situação económica do clube e pelas intenções do presidente do União de Leiria, não houve hipótese de eu ir para o Varzim.
Como viste a época passada do Varzim ?Penso que foi uma época difícil, mas já esperada.
Perderam muitos jogadores que tinham algumas responsabilidades em troca de jogadores mais jovens da formação e quando assim é o risco é maior.
A qualidade da formação do clube também tem de ser explorada, mas penso que fazia falta ao grupo na época passada alguma experiência e maturidade.
Fiquei contente com o desfecho da época em que conseguiram a manutenção.
Quais são as tuas expectativas para esta época ?Espero poder ajudar o meu clube a realizar uma época tranquila e que sejam cumpridos os
objectivos propostos e que possa jogar com mais regularidade.
O que tens a dizer aos sócios e simpatizantes do Varzim ?Saibam dedicar-se ao clube da vossa terra.
Tenham orgulho em serem poveiros.
Apoiem os jogadores nos bons e nos maus momentos, pois nos maus momentos é que se vê quem realmente é apoiante do clube.
Dizer mal da situação do clube não é suficiente a alterar.... é necessário agir e tentar arranjar
soluções para esses mesmos problemas.
O que dizes sobre os Ultras Varzim 08 ?É sempre de louvar os apoiantes dos clubes das nossas terras.
Continuem a promover o Varzim e a cidade da Póvoa de Varzim com boas informações do clube, seus atletas e restantes apoiantes...
Só assim o desporto na Póvoa será valorizado e rentabilizado.