quinta-feira, 22 de julho de 2010

Entrevista ao Ricardo


A 6ª pessoa que entrevistei é guarda-redes. É da Póvoa de Varzim. Jogou no Varzim desde 2003 até 2007, para além de ter feito a formação no Varzim. O seu nome é Ricardo, actual guarda-redes da Académica.

Por que é que és futebolista e GR ?


Sou futebolista porque sempre foi a profissão que sonhei ser desde miúdo. Joguei sempre na formação e também já estava enraizado na família. GR foi uma situação engraçada, porque eu jogava à frente e um dia um treinador disse-me que tinha jeito para a baliza e meteu me lá e fiquei até hoje.


Qual foi a tua melhor época de sempre e por quê ?


Isso é um pouco relativo. Mas se for a nível pessoal, a minha última pelo Varzim sem dúvida, porque foi uma época de confirmação para mim e repleta de boas exibições e bons momentos colectivos como a eliminação do Benfica na Taça de Portugal.


Qual é a tua equipa favorita e o teu jogador favorito ?


Eu sou profissional e neste momento represento a Académica que é um clube que gosto, mas o meu do coração é sem dúvida o Varzim. O meu jogador favorito é um senhor chamado Buffon.


Como surgiu a oportunidade de representares o Varzim ?


Eu fiz a minha formação toda no Varzim, mas nunca fui um jogador de grande potencial e como tal acabei a formação e fui à minha vida e fui jogar para um clube da distrital que se chamava Fradelos a convite do Washington e onde estavam lá mais jogadores que vinham da formação varzinista. As coisas correram-me muito bem por lá e recebi um convite para vir fazer uns treinos ao Varzim para me observarem. As pessoas gostaram e assinei contrato.


O que dizes da tua experiência no Varzim ?


Se eu sou o que sou hoje muito o devo ao Varzim. Foi o clube que me deu oportunidade para aparecer no futebol e foi um clube onde sempre fui muito acarinhado pelas pessoas e pela massa associativa. Foi uma experiência enriquecedora, foi lá que cresci como jogador e como homem.


Como vês o Varzim actual ?


Eu vejo o Varzim numa situação que me entristece um pouco, quer como adepto quer como profissional de futebol. Sei que a situação financeira dos clubes neste momento de crise é difícil, mas acho que este clube merece ser mais apoiado e sente-se que está a existir um afastamento das pessoas ao clube.


Pretendes regressar ao Varzim ?


Eu como já disse, sou profissional e nós procuramos sempre o melhor para nós, quer a nível financeiro quer desportivo e eu não fujo à regra, agora lógico que penso um dia regressar a uma casa que gosto e onde sempre fui muito acarinhado.


Custou-te estares na Liga Sagres e seres emprestado à U.Leiria, que se encontrava na Liga Vitalis ?


Sim, claro esse deve ter sido um dos momentos mais complicados da minha carreira, mas o futebol é assim mesmo e nunca se pode virar a cara à luta e eu lutei e as coisas acabaram por me correr muito bem e graças a deus voltei a Coimbra muito mais forte.


Achas que já mostraste todo o teu valor ?


Acho sim que neste momento não tenho nada a mostrar a ninguém e como toda a gente sabe estou a atingir aquela idade em que nos sentimos mais completos e maduros e logicamente aí mais preparados para defender.


Quais são os teus objectivos para a próxima época ?


Os meus objectivos passam por jogar logicamente com regularidade e ajudar a Académica a alcançar os objectivos.


Achas que vais chegar à Selecção A ?


Isso é um sonho que todos os jogadores têm e são legítimos de pensar, mas temos que ser sinceros e realistas que é muito difícil acontecer.


O que tens a dizer aos sócios e simpatizantes do Varzim ?


A mensagem que lhes deixo é que continuem a apoiar e a torcer por esta grande instituição e clube como é o Varzim.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Entrevista ao Marafona


A 5ª pessoa que entrevistei foi um jogador que todos os Varzinistas e poveiros gostam e que ajudou muito o Varzim. O seu nome é Carlos Marafona, guarda-redes que se transferiu recentemente para o Marítimo.

O por quê de seres futebolista e GR ?

Ser futebolista é sonho de criança. Ser g.r foi um acaso.

Como foste para o Varzim ?


Era iniciado e o meu primo incentivou-me em ir lá fazer uns treinos e fiquei.


O que é para ti o Varzim ?

É o clube do meu coração, aquele a quem devo o que sou hoje.

Qual o melhor e o pior momento que passaste no Varzim ?

Penso que o pior momento foi na época passada no jogo com o Freamunde. O melhor são muitos, é difícil descrever.

Qual a tua melhor época e por quê ?


Penso que foi a época passada, por todo o sofrimento que passamos, que me ajudou a crescer muito como homem e g.r.


O que sentiste quando estreaste nos séniores do Varzim, frente ao Gil Vicente e a titular, frente ao Santa Clara ?


Não tens palavras para descrever. Como disse, ser futebolista era um sonho de criança, então quando jogas pela 1ª vez, ainda por cima pelo clube que te formou e que amas, é inesquecível.


Pretendes regressar ao Varzim ?

Sendo o clube do meu coração, penso que a resposta é óbvia. Claro que sim.

O que dizes da nova equipa do Varzim ?


Ainda não tive oportunidade de ver como se deve imaginar, mas posso falar pelos jogadores que estavam na época passada, que sei que acima de tudo vão dignificar a nossa camisola, porque têm muita qualidade.


Achas que o Fábio Rabaldo pode seguir a tradição dos GR do Varzim ?


Penso que sim por 2 motivos muito simples: primeiro porque realmente tem muita qualidade. Segundo porque o Varzim tem dos melhores treinadores de g.r do mundo, podem acreditar no que estou a dizer.

Se tivesses uma proposta do rio ave, aceitavas ?

Vou ser muito sincero. O futebol é muito curto e hoje em dia é para ganhar dinheiro. Se a proposta fosse muito boa aceitava, mas também digo que não trocava o Varzim pelo rio ave, por pouco dinheiro de diferença.


Quais os teus sonhos, em termos futebolísticos ?


Os meus sonhos são poder ir o mais longe possível, construir uma carreira bonita.


Achas que vais chegar à selecção A ? De relembrar que em 2009 foste convocado para os sub.23


Quem sabe...dei um passo em frente, agora tenho de trabalhar muito para poder chegar à selecção A.


Quais as tuas expectativas para a próxima época ?


Espero poder estrear-me na 1ª liga para poder singrar.


O que tens a dizer aos adeptos e sócios do Varzim ?


Primeiro tenho de lhes agradecer por todo o carinho que tiveram para comigo, depois dizer-lhes para não desistirem do clube, porque sem o apoio deles então aí as coisas são muito mais difíceis, porque o lugar do nosso Varzim é na 1ª liga.


O que dizes dos Ultras Varzim 08 ?


Espero que continuem a fazer este trabalho fantástico, porque os jogadores gostam e sentem o vosso carinho.

sábado, 10 de julho de 2010

Entrevista ao Candeias


A 4ª pessoa ligada ao Varzim que entrevistei foi um ex. jogador do Varzim. O seu nome é Daniel Candeias, extremo que jogou no Varzim na época 2007/2008, tendo realizado uma grande época.

O por quê de seres futebolista e extremo ?


Sempre foi um sonho jogar futebol e desde pequeno que tenho esse vício. Em relação a ser extremo, foi no juniores do Porto por ser rápido e forte no 1x1 que comecei a jogar a extremo.

Qual o teu clube de coração ?

Porto.

Como chegaste à formação do FC Porto ?

Foi no torneio Lopes da Silva que eu joguei pela Selecção da Guarda e era o mais novo e viram-me jogar (já me tinham visto antes) e depois abordaram-me para assinar e não pensei duas vezes porque era o meu sonho chegar a um grande como o Porto.

Como surgiu a oportunidade de jogares no Varzim ?

O Varzim mostrou interesse em mim ao Porto, falou com o treinador dos juniores e não hesitei em escolher o Varzim, um clube histórico e que ficará sempre no meu coração.

Como descreves a tua época no Varzim ?

Simplesmente fantástica. Não muito bem a nível colectivo, porque tínhamos equipa para muito mais, mas por outras questões não se conseguiu melhor. Mas a nível individual foi fantástica como já referi e nunca pensei no 1º ano de sénior fazer um trabalho tão bom, apesar de confiar nas minhas qualidades.

O que sentiste quando marcaste o golo da vitória que fez com que o Varzim fosse o 1º campeão da Liga Intercalar ?

Senti um enorme orgulho porque era a primeira Taça Intercalar onde marquei o golo decisivo e também onde fui considerado a revelação como fui na Liga Vitalis, o que me deixou orgulhoso e festejei com os adeptos porque sempre me apoiaram e sabia que poderia ser o último que festejava com eles.

O que dizes do Varzim ?

Só tenho a dizer bem, adorei fazer parte desse clube.

Saíste do Varzim e regressaste ao FCP. Esperavas ter jogado mais ?

Joguei alguns jogos mas claro que queria jogar mais, porque sei a minha qualidade e sei que posso jogar em qualquer clube e vou lutar para um dia voltar e afirmar-me no plantel e ser uma referência do Porto.

Recebeste críticas por depois teres ido para o principal rival do Varzim ?

Não recebi criticas, mas diziam fica-te melhor o verde, coisas normais que já estou habituado.

Como te correu a experiência em Espanha ?

Foi uma experiência boa, mas esperava jogar mais, mas gostei. Cresci ainda mais como homem e joguei jogos como por exemplo com o Atlético de Madrid, onde marquei golos que foram importantes para mim. Se um dia tiver oportunidade, voltarei a ir para o estrangeiro.

Foste para o Paços de Ferreira. Ao ir para lá, querias voltar a mostrar o teu valor ?

Sim, acho que mostrei não todo, mas deixei bons sinais e acabei muito bem a época a fazer 2 jogos pela Selecção, onde marquei 1 golo e sei porque confio para onde for, este ano vai ser o meu e vou voltar a ser o Candeias, o turbo.

Achas que vais conseguir chegar à Selecção A de Portugal ?


Confio no meu valor e um dia vou representar o meu país pela Selecção A.

O que tens a dizer aos sócios e simpatizantes do Varzim ?

Que são fantásticos e estão sempre no meu coração.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Entrevista ao Tito Silva


A 3ª pessoa que entrevistei é um reforço. É médio, tem 24 anos e vem emprestado pelo Marítimo. O seu nome é Tito Silva.

O por quê de jogares futebol e seres médio ?


Eu acho que as pessoas têm de fazer aquilo que gostam e eu gosto de jogar futebol. É algo que não se explica, nasce connosco. Quanto à minha posição, é claro que temos de jogar onde o treinador manda, mas devido a determinadas características somos propícios a certas posições…e as minha características são de médio.


Recentemente o Marítimo renovou contigo por verem em ti qualidade. Achas que devias ter tido mais oportunidades na equipa principal do Marítimo ?


Sim, acho que não renovaram comigo por renovar. No futebol não há compaixão. Sim, no meu ver, acho que tive poucas oportunidades e as poucas que tive aproveitei (época de Lazaroni). Claro que nem sempre nos meus 5 anos de profissional tive as melhores atitudes, tenho de admitir, mas são coisas que acontecem e servem para aprendermos a não tornar a fazê-las no futuro…e é claro tudo a meu ver…


Qual foi a tua melhor época e por quê ?


Foi sem dúvida há 2 anos…quando passei a época toda no plantel principal, onde fiz a minha estreia na Liga e joguei alguns jogos. O por quê é devido ao facto de todos os jogadores gostarem de jogar ao mais alto nível e foi nesse ano que atingi o meu objectivo, ajudando assim a equipa a uma qualificação europeia.


Como surgiu a oportunidade de jogares no Varzim ?


Foi tudo muito rápido. Surgiu a hipótese de ser emprestado pelo Marítimo, havendo alguns interessados. O Varzim foi aquele que se mostrou mais disponível, existe um acordo entre os dois clubes e acompanhava o Varzim devido ao meu melhor amigo (Gonçalo Abreu, que adorou estar no Varzim) ter jogado no Varzim no ano passado.


Como vês o teu empréstimo ?


Fiquei muito contente com o meu empréstimo, acho que será algo bom para mim, para crescer não só como jogador, mas também como homem.


Como defines o Varzim ?


Não só eu, mas todas as pessoas entendidas de futebol vêem o Varzim como um histórico de Portugal. Por dentro, apesar de ter trabalhado pouco, mas conhecendo alguns atletas há algum tempo, tem muito boas condições, tanto de vida como de treino e o grupo parece ser muito unido, isso são valores importantes num plantel. O Varzim vai na direcção certa para onde é o seu lugar, a primeira liga.


O que dizes sobre o facto de no Varzim existir um jogador também chamado de Tito e ser igualmente médio ?


O que posso dizer é que já o conhecia, é bom jogador, mas apesar do nome e posição serem idênticas, temos características diferentes, mas sim é uma grande curiosidade. Terei de arranjar um outro nome, não quero ser chamado de Tito 2.


Quais os teus objectivos para a próxima época ?


Acima de tudo, apesar de ser jogador do Marítimo, tenho uma camisola nova com um emblema diferente que tenho de respeitar. Não é o facto de não estar cá para o ano que não darei o máximo em cada treino, porque assim além de estar a ir contra os meus princípios, estaria a hipotecar a minha carreira.


O que é que o Varzim te pediu para a próxima época ?


A mim ainda não me pediram nada, mas o que tenho obrigação de dar é o melhor contributo possível no plantel para que ajude de forma directa ou não, o Varzim a alcançar os seus objectivos.


O que tens a dizer aos sócios e simpatizantes do Varzim ?


O que todo o jogador tem a pedir, que compreendam os jogadores e que apesar do clube estar bem ou não numa partida ou no campeonato, darem sempre o seu máximo apoio e apareçam no estádio. Podemos fazer do público uma arma forte para que na nossa casa mandemos nós.


O que dizes dos Ultras Varzim 08 ?


Um pouco a imagem do que peço aos adeptos mas a dobrar, porque vocês são como o capitão da equipa, têm direitos e responsabilidades a dobrar dos adeptos.