segunda-feira, 12 de abril de 2010

Faltou a vitória para coroar grande tarde de futebol

Os Ultras Varzim compareceram no Estadio como adeptos normais em forma de protesto contra a direção por não nos apoiar.

Varzim 2 x 2 Penafiel

O apelo foi feito durante a semana pelo treinador e a massa associativa varzinista correspondeu. Diante de uma significativa moldura humana, os Lobos do Mar lutaram até ao último segundo do jogo por uma vitória que acabou por não acontecer...
Depois de recuperarem, por duas vezes, de uma desvantagem no marcador, os poveiros partiram para cima do Penafiel mas as várias oportunidades de golo não se materializaram. O empate acabou por ser um mal menor e, até permitiu que o Varzim subisse um lugar na tabela classificativa, face à derrota, do Covilhã, em Portimão, mas nas hostes alvinegras ficou a sensação de que uma vitória não seria de todo um resultado injusto, principalmente, pelo trabalho desenvolvido na 2ª parte.

Na verdade, a história dos primeiros 45 minutos, resume-se a um grande golo de Vítor, aos 21 minutos, que colocou o Penafiel à frente no marcador. O camisola 8 da equipa penafidelense, encheu o pé num remate de primeira, fora da área, sem hipótese de defesa para Marafona.
A vantagem premiava a ligeira supremacia do Penafiel, que entrou bem melhor no jogo do que o Varzim e, de certa forma, empolgou a equipa forasteira que, aos 37 minutos, viu Kanu e Michel atrapalharem-se um ao outro na cara de Marafona, desperdiçando uma flagrante oportunidade para fazer o segundo golo.
Mas, na 2ª parte, fruto do empate alcançado logo no 1º primeiro, na transformação de uma grande penalidade por André, a toada do jogo mudou favoravelmente ao Varzim.
Os Lobos do Mar entraram mais determinados e confiantes, porém, numa altura em que o domínio do jogo era alvinegro, foi a vez de o Penafiel beneficiar de um penalty (56’). Vítor tentou o «bis» mas até na recarga, viu Marafona negar-lhe o tento, com duas excelentes defesas.
Depois de perder Gonçalo Abreu por lesão, Eduardo Esteves fez entrar no jogo Vítor Júnior, como forma de segurar um pouco mais o meio campo, mas foi precisamente uma perdida de bola nesse sector, que resultou no segundo golo do Penafiel. Josué aproveitou a falha do adversário e isolou Michel que rematou para o fundo da baliza poveira (70’).
O Varzim voltava a estar em desvantagem no jogo mas não baixou os braços e, com o apoio incondicional da sua massa associativa, partiu em busca do golo do empate, que viria a acontecer ao minuto 78 por intermédio de Pica.
O tempo que restava ainda fazia acreditar na reviravolta dos Lobos do Mar e a verdade é que não foi por falta de empenho nem de esforço que a vitória poveira não se consumou. Foram várias as situações de perigo criadas pelo Varzim junto à baliza de Zé Eduardo, mas a sorte voltou a não estar presente no capítulo da finalização.
Destaque para a entrada de Gonçalo Graça, logo após o 2º golo do Varzim, para o lugar de Lelo. O jovem poveiro, formado nas Camadas Jovens do nosso clube, entrou com muita vontade e muita raça, provando ser uma mais valia para o treinador.
Nota positiva para o público, em particular, para a massa associativa poveira que devolveu ao Estádio do Varzim o seu tradicional ambiente. Esta tarde, mais do que nos outros jogos, voltou-se a sentir a mística poveira!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Varzim Perde e assume 3º derrota consecutiva.



A derrota da equipa varzinista fica marcada pela dualidade de critérios do árbitro Luis Reforço de Setubal. O Varzim bem pode queixar-se disso, mas também da pouca sorte.
De facto, este jogo ficou marcado por uma decisão do árbitro, que aos 3 minutos, não viu um derrube de Grosso a Ruben Saldanha na area dos avenses, merecedora do castigo máximo. O Varzim teve um comportamento meritório neste jogo, nunca virando a cara à luta. Ao intervalo, o equilibrio tomou conta do jogo, sem bem que, foram poucas as oportunidades para golo.
No reatamento e aos 12 minutos, o central casa, Henrique desviou de cabeça, inaugurando o marcador. O Varzim não se intimidou exercendo grande pressão sobre o meio campo dos locais. Antes do golo que determinou o resultado final, Pedro Santos desviou de cabeça para a baliza, mas o guarda redes avense evitou o pior mesmo com o eférico a bater no poste. Na resposta, e em jogada de puro contra ataque, o avançado João Silva estabeleceu o resultado final. O jogo terminou quase de imediato com o Varzim a somar mais uma derrota que o coloca no mesmo lugar, 14º com 26 pontos. No Domingo próximo recebe o Penafiel (16h).
Eduardo Esteves treinador do Varzim -  "Temos o direito à indignação. No início da época pedem aos treinadores e agentes desportivos para serem ponderados na forma como abordam os jogos, mas esta é a altura de dizer chega. Durante toda a semana, o Aves condicionou o árbitro nos jornais e, se calhar, isso vale a pena. Se não há outro remédio, é isso que vamos passar a fazer"
Ficha de Jogo:
Jogo disputado no Estádio Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.
Desportivo das Aves: Rui Faria, Grosso, Tiago Valente, Henrique, Nélson Pedroso, Jorge Duarte, Vinícius, André Carvalho (Bruno Severino, 73), Pedro Pereira (Leandro, 77), Luisinho e João Silva (Uederson, 90+3).
 Varzim: Marafona, Caetano, Pedro Santos, Pica, Telmo, Tito, Rúben Saldanha (Luca, 79), Paulo Henrique (Vítor Júnior, 63), Mendes, Bruno Moreira (Gonçalo Abreu, 59) e Lelo.
Ao intervalo: 0-0.Marcadores: 1-0, Henrique, 57 minutos; 2-0, João Silva, 88.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Telmo (38), Grosso (51), Rúben Saldanha (65), Tito (72), Vinicíus (83), Marafona (89) e Uederson (90+5).
Assistência: cerca de 800 espectadores.

in: Povoa Semanario